Rafael Nadal é um tenista espanhol.
Nascido nas Ilhas Baleares, é atualmente o número um do ranking mundial da ATP e o segundo tenista masculino a conseguir atingir a posição de número dois antes dos vinte anos, o primeiro foi Boris Becker.
Rafael Nadal é sobrinho de Miguel Ángel Nadal, zagueiro da seleção espanhola de futebol na década de 1990. Desde jovem, já surpreendia a todos por sua determinação, e conquistou a simpatia do seu antigo ídolo e hoje amigo Carlos Moyá.
Em 2002 ganhou o seu primeiro jogo em Mallorca contra Ramon Delgado com apenas quinze anos tornando-se o nono jogador a ganhar uma partida no circuito ATP da era Open com menos de dezesseis anos.
Em 2003 entrou para os primeiros 50 do ranking ATP com apenas dezesseis anos.
Já em 2005 conseguiu chegar ao top 5 do ranking depois de ter ganho dez títulos, incluindo quatro ATP Master Series (Monte Carlo, Roma, Montreal e Madrid), derrotando Guillermo Coria nas finais de Monte Carlo e Roma, Andre Agassi em Montreal e o croata Ivan Ljubičić em Madrid. Possui quatro títulos de Grand Slam (Roland-Garros, Grand Slam francês disputado no saibro, em 2005, na sua primeira participação, em 2006, 2007 e em 2008).
Em Roland-Garros, conquistou o título após derrotar o número um do mundo Roger Federer na semifinal no dia do seu 19º aniversário. Com dezenove anos e dois dias, transformou-se no sexto mais novo vencedor de um torneio do Grand Slam, e no quarto campeão mais novo de Roland-Garros na era Open. Transformou-se no sétimo jogador a ganhar um torneio do Grand Slam na sua primeira aparição no evento, e o primeiro desde Andre Agassi no Open da Austrália de 1995. Transformou-se no primeiro adolescente a ganhar um Grand Slam desde que Pete Sampras ganhou os US Open em 1990 com dezenove anos. Nadal é o primeiro a ganhar seis títulos em um ano desde Agassi em 1988 com dezoito anos.
Em 2006, venceu novamente o Torneio de Roland-Garros ao derrotar o número 1 do mundo, Roger Federer, na final. Bateu o recorde de vitórias seguidas em quadras de saibro, que pertencia havia décadas ao argentino Guillermo Vilas. Além disso, conseguiu de forma surpreendente chegar à final do torneio de Wimbledon (foi derrotado por Federer por 3-1 sets), disputado em quadras de grama (o piso mais rápido do tênis). Nadal tem como principal característica o potente jogo de fundo de quadra, tendo preferência pelas quadras de saibro. Como resultado, jogou sua primeira Masters Cup, disputada em Shangai, na China (ele havia se classificado em 2005, mas não jogou por conta de contusão), onde foi semi-finalista, sendo derrotado novamente por Federer. Apesar das duas derrotas em 2006 em jogos oficiais, Nadal é o único tenista atualmente capaz de rivalizar com o número 1 do mundo. Ele derrotou Federer em 2006 nas finais do Torneio de Dubai (cimento), Master Series de Roma (Saibro), Master Series de Monte Carlo (saibro) e Roland Garros (saibro). Em 2005 os jogadores fizeram uma final em 5 sets em Miami, com vitória de Federer, e a semi-final de Roland Garros, onde Nadal saiu vitorioso.
É o tenista com maior número de vitórias seguidas sobre saibro na história do tênis, com a incrível marca de 81 partidas.
Em 2007, vence novamente o Torneio de Roland-Garros ao derrotar o número 1 do mundo, Roger Federer, na final por 3 sets a 1, com os parciais de 6-3; 4-6; 6-3; 6-4.
Em 2008, vence o Master Series de Hamburgo derrotando o tenista ex-número 1 do mundo, Roger Federer, que o vencera neste mesmo Torneio o ano anterior, com parciais de 7-5, 6-7 (3-7) e 6-3. Foi uma das melhores partidas entre os dois rivais, com uma virada espetacular de Nadal que perdia por 1-5, mas virou e conseguiu vencer o set por 7-5. O segundo set foi disputado indo para o tie-break que foi vencido pelo suíço por 6-7 (3-7), mas Nadal não se entregou e com a determinação que lhe é natural fechou a partida por 6-3. Vencer em Hamburgo singnificou duas coisas para Nadal, a primeira: foi se igualar a Pete Sampras em número de Master Series conquistadas, num total de 11. A segunda foi entrar para o seleto grupo de seis jogadores que conquistaram o chamado Grand Slam do Saibro, que significa vencer, ao menos uma vez, os torneios de Monte Carlo, Roma, Hamburgo e Roland-Garros. O último a conseguir esse feito foi o brasileiro Gustavo Kuerten. Vence novamente o Torneio de Roland-Garros ao derrotar o número 1 do mundo, Roger Federer, na final por 3 sets a 0, com parciais de 6-1; 6-3; 6-0. Com isso ele iguala a mesma supremacia que outrora Björn Borg tivera ao também ganhar 4 vezes seguidas Roland-Garros, com a diferença que, desde que estreou em Roland-Garros, Nadal nunca perdeu uma partida sequer. Vence o Torneio de Queen's derrotando o sérvio Novak Đoković por 2 sets a 0, parciais de 7-6 (8-6) e 7-5, conquistando assim seu primeiro torneio na grama e quebrando um tabu de 36 anos sem conquistas de tenistas espanhóis nesta superfície. Duas semanas depois, torna-se o primeiro tenista (desde Björn Borg) a vencer Roland-Garros e Wimbledon na mesma temporada, após uma grande vitória em 5 sets, na final, contra Roger Federer.
Em 27 de julho vence pela segunda vez o Masters do Canadá, em Toronto, contra Nicolas Kiefer.
No dia 18 de agosto de 2008 assumiu a 1ª posição do ranking da ATP, desbancando o até então nº 1 Roger Federer, na liderança havia 237 semanas consecutivas.
Índice[esconder]
1 Desempenho em torneios
1.1 Torneios vencidos (simples: 31)
1.2 Finais simples perdidas (8)
2 Referências
3 Ligações externas
//
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário